2006-04-23

23 de Abril - O Livro



O livro ocupa grande parte das nossas vidas, ou por outro lado, é parte fundamental nas nossas vidas. Não gosto de ouvir dizer que o livro precisa de nós para sobreviver! Nós é que precisamos do livro!!! Sem o livro, não haveria vida que valesse a pena ser vivida, ou pelo menos, passaríamos ao lado de uma boa parte de ela. Mas o livro pode oferecer também grandes complicações. Sim, grandes complicações…
Vou tentar explicar. O grande problema do livro poderia ser a sua arrumação. Livros pelas esquinas da nossa casa. Livros pelas esquinas das casas nos nossos pais, mães e por aí fora. Livros que se acumulam nas estantes em duas e três camadas, que só fazem perder o rumo de muitos outros livros, que por vezes os compramos de forma repetida. Livros que não sabemos o que lhes fazer, pois perderam a validade nas nossas vidas. Livros que lemos e que por vezes não sabemos como foi possível aguentá-los. Livros emprestados de um ou outro amigo mais distraído, porque os distraídos nunca somos nós…claro. Livros que nos fazem relembrar momentos ou que partilharam momentos connosco. Livros que nos fazem perder momentaneamente o rumo do nosso orçamento e que numa loucura temporária foram parar lá a casa. Livros que nunca lemos e que nunca vamos ter paciência para os ler. Livros que guardamos para o futuro e que nesse futuro já nem tempo temos para os livros do presente.

Não sei, mas depois de isto tudo, o livro continua a ser uma coisa magnífica que vale bem a pena todos os sacrifícios.

Assim, o dia 23 de Abril, adoptado como o dia internacional ou mundial do livro, foi uma ideia magnífica, eventualmente adoptada de um costume catalão, onde o livro e a flor andam de mão dadas. E é mesmo de mão dada!!! Quem já viveu este dia em terras da Catalunha, já saboreou a troca de uma flor por um livro! É fantástico!

Viva o livro… que viva o livro…