2005-07-13

Á procura de uma esplanada






Há coisas na vida que nos passam a dar prazer. Talvez a idade contribua de forma significativa para este facto. O seu contributo para outros prazeres já se torna progressivamente negativo, mas este receio, fica para outro dia, para quando me sentir mais novo… ainda sou imortal. Como estava a dizer, uma dessa coisas é a esplanada. Grandes, pequenas, com boas vistas ou sem vistas, simpáticas e competentes…ou incompetentes…ou qualquer outro jogo com estas palavras. Esplanadas para 5 minutos, 2 horas, para ler ou para não fazer nada, ao sol ou à sombra, preparadas para o verão, para o Inverno…não, já não procuro esplanadas para o Inverno! Não que não apeteça, mas já seria pedir demais neste pequeno texto. Vivo no Porto, cidade cheia de encantos, não é só o Rio de Janeiro, cheia de recantos e condições, contradições e sem elas, aberrações e outros ões mais bonitos e elegantes, que fazem desta cidade a minha preferida, aquela que escolhi e onde também tive que aprender a viver. A cidade da “Casa”! Mas, onde estão as esplanadas??? Onde estão as mesas na rua? Onde é que posso tropeçar numa cadeira, e decidir sentar-me para não fazer nada, ou para consumir um pouco de tempo acompanhado por alguma coisa? Quero consumir numa esplanada! Quero uma esplanada! Pela manhã, pela tarde ou pela noite! Também gosto da Ribeira, até da Foz, mas onde estão as esplanadas nesta cidade? Gosto do Parque, daquelas esplanadas…Estou no Porto e quero uma esplanada, duas, três… Também gosto do Palácio, mas onde é que posso encontrar uma esplanada, seja ela natural ou artificial, sem ter que me socorrer dos lugares do costume, sem que me pareça uma deslocação longa e demasiado premeditada? Só queria uma esplanada, sem parecer que tenho que marcar férias para a encontrar ou utilizar. Não que esta ideia esteja mal…mas sempre? Ainda não encontrei mas…hei-de… Já agora. Não resisti a esta fotografia! Grande esplanada, não?

1 comentário:

AquiJazz disse...

Eu conheço uma em Pé de Moura... Mas tens mesmo que marcar férias pra isso. Por falar nisso vou lá 6ª à tarde com a Família da Ana Margarida. Apareçam!! e já agora vai espreitar http://contrabando.blogs.sapo.pt/arquivo/704325.html